Aprenda A Perdoar Em 3 Passos - Confira


Existem muitas pessoas que até querem perdoar uma pessoa, mas, que não sabem como fazer isso. Além disso, existem poucas fórmulas terapêuticas que de fato podem ajudar a uma pessoa a realizar o processo de perdão. De qualquer forma, a grande verdade é que perdoar pode ser muitas vezes bastante complicado para algumas pessoas. No entanto, saiba que existem alguns caminhos que podem te ajudar no processo de conseguir encontrar o perdão.

Vale ressaltar, que o ato de perdoar deve ser algo dado prontamente. Saiba também que devemos levar em conta o que de fato é perdoar. Afinal, liberar perdão significa dar um novo começo, deixar tudo de ruim feito a você apenas no passado, fazendo com que as feridas se curem. Quando o sentimento de decepção e frustração se instalam, se torna bem completo remove-lo de nossos sentimentos, por isso, o processo de perdão precisa começar rapidamente.

Dessa maneira, pra te ajudar a conseguir perdoar com mais facilidade, reunimos no post a seguir alguns segredos desse processo. Assim, pode contar com 3 passos práticos para realizar o processo de perdão e deixar tudo que houve no passado, sem que leve sentimentos negativos para seu presente e futuro. Confira mais abaixo.

Aprenda a Perdoar em 3 passos- Confira

3 Passos para realizar o processo de Perdoar

1° Encare a sua dor 

Antes de mais nada, vale deixar claro que para iniciar o processo de perdoar é essencial que admita e entenda que está magoado. Afinal, precisa deixar claro que o comportamento de outra pessoa com você o afetou e deixou feridas. Isso porque, de acordo com alguns especialistas, nesse processo é bem comum que as pessoas tentem se proteger. Então, costumam dizer frases como, “não foi nada!” ou “está tudo bem!”.

Basicamente isso se trata de um mecanismo de defesa do cérebro para que evite ficar vulnerável e triste. Dessa forma, uma das melhores maneiras de começar a liberar o perdão é permitir que os sentimentos venham á tona. Por exemplo, mágoa, frustração, tristeza, raiva e vários outros. Saiba que apenas assim pode dar começo ao processo de cura para perdoar alguém.

2° Faça uma avaliação precisa sobre a perda para perdoar

De modo geral, vai precisar realizar uma verdadeira calibração do que a outra pessoa tirou de você. Ou seja, vai ter que realizar uma avaliação real sobre o que perdeu e ainda deve reconhecer o valor de cada perda para a sua vida. Isso porque, em grande parte das vezes, as pessoas ficam magoadas, mas, não sabem exatamente o que estão lhe causando tanta dor. Sendo assim, esse tipo de auto avaliação pode ajudar bastante a encontrar as perdas que tem te feito sofrer.

Sabemos que na hora da decepção, não conseguimos avaliar bem, já que estamos sobre uma grande mistura de sentimentos. Nesse instante é bem comum que acredite que não vai conseguir encontrar o caminho novamente ou que é incapaz de perdoar. Mas, saiba que a partir do momento que enfrenta o que te causa dor, vai conseguir ter forças para que isso não mecha mais com seus sentimentos. Sendo assim, é essencial que saiba o que de fato de machuca quando falamos de um processo de cura para perdoar.

Quando se encontra o que foi perdido, por exemplo, alegria, autoconfiança, paz e assim por diante. Se torna bem mais fácil conseguir perdoar. Afinal, nesse instante conseguimos de alguma forma encontrar uma saída e solução para lidar com a situação. Então, nesse instante perdoar também vai estar muito mais fácil do que imagina.

3° Ofereça tudo aquilo que perdeu

Por fim, saiba que oferecer a uma pessoa que te machucou aquilo que perdeu pode mostrar que entende toda a situação da mesma forma. Vale ressaltar, que em meio a uma decepção é bastante comum entender os motivos que podem ter levado seu cônjuge a te magoar.  Apenas ao oferecer o que perdeu e dando esse passo, ambos podem conseguir encerrar esse processo, se curar, liberar perdão e seguir em frente.

É essencial deixar claro que o perdão não é concedido pelo fato de a outra pessoa merecer, nem mesmo para que ela seja livre e consiga ter uma vida mais feliz. Afinal, o perdão é algo pessoal que tem como objetivo te liberar e também fazer o outro sair do mesmo sentimento. Também se trata de algo crucial para que tenha domínio sobre a sua vida, sem que fique sob controle de emoções ruins, ligado apenas a coisas que ocorram no passado e que não podem mais mudar.


Enfim, saiba que assim como o amor, o perdão é algo imerecido. Afinal, o amor é um presente e não um prêmio. Então, assim como pode dizer “eu te amo”, busque usar nossos passos a seu favor para que aprenda a dizer “eu te perdoo”!

Você Pode Gostar.

© 2024 - Zuplr.com