Saiba Se Você Está Sendo Muito Exigente Com Seu Filho


Claramente, criar um filho não é uma tarefa fácil de ser fazer. Isso porque, é preciso que tenhamos disciplina para que consiga orientar eles quais os caminhos certos a se tomar. Dessa forma, nossa intenção e ensinar eles a como crescer e ser independentes e feliz, e que aprendam a sempre escolherem boas decisões para suas vidas. Porém, infelizmente não conseguimos passar todo nosso tempo ao lado deles para cuidar e ensinar. Dessa forma, devido a este fato acabamos nos tornando muito exigentes.

Saiba que o problema não esta em que querer que nossos filhos sigam nossas orientações. Mas, saiba que ser muito exigente com a criança pode acabar afetando de forma negativa sua segurança, autoestima e autoconfiança. Dessa forma, fazendo que ele se torne uma criança que tem medo, infelicidade e frustações desnecessárias.

Saiba Se Você Está Sendo Muito Exigente Com Seu Filho

Uma criança que é muito pressionada a cumprir os deveres que seus pais exigi, acabam se tornando pessoas mais estressadas. Além de poder desencadear algumas serias doenças emocionais e físicas.

Sendo assim, é muito importantes que notemos que em certos momentos somos muitos exigentes com nossos filhos em algumas ocasiões. Afinal, o mais importante é que eles aprendam da maneira certa a tomar boas decisões para vida, e que sejam felizes. Dessa forma, o jeito mais simples de se aprender isso é errando constantemente, para que possa perceber que o que faz não esta certo.

Amor condicional

Contudo, saiba que para que seu filho gere uma aprendizado importante para sua vida. É preciso que ele entenda que se errar seus pais não vai deixar de amar e cuidar dele. Sendo assim, o correto é demostrar a ele que mesmo que erre você vai estar ali para ajuda-lo. E que o mais correta seja que não erre, e que escute seus conselhos com atenção, sempre mantendo a calma e a compreensão.

Sendo assim, veja quais os sinais para saber se estamos exigindo muito de nossos filhos:

1. “Filho, é sua responsabilidade”

Muitas vezes os pais diz aos filhos que estudar ou ser educado é sua responsabilidade. E obviamente estão certos, porém em boas partes das vezes, esquecemos de beneficiar nossos filhos por ter cumprido com qualificação suas responsabilidade escolares e outras.

Dessa forma, você acaba se tornando um pai muito exigente ao não reconhecer as conquistas de seu filho. Isso porque, para conquistar aquela boa nota escolar, ou ganhar aquele jogo, ou qualquer outra vitória de seu filho requer esforço. Lembre-se que é sua responsabilidade trabalhar, porém para isso você é sempre recompensado com seu salário ao findar de cada mês. Dessa forma, você consegue trabalhar e se dedicar sempre mais a sua responsabilidade.

Dessa forma, chegou o momento de se tornar mais flexível. Encontre um tempo para que possa comemorar as conquistas de seus filhos. Sendo assim, aprecie mais os esforços de seus filhos, mesmo que seja a responsabilidade deles. Saiba que estudar e tirar boas notas requer esforço e dedicação, assim como em seu trabalho.

2. “Filho, você vai fazer o que eu disse e pronto!”

Todavia, todos os pais desejam que seus filhos passe pela vida sem que sofram. Dessa forma, acabamos exigindo muitos deles para que sigam nossas regras sem que imponham. Então, não deixamos que digam suas opiniões e se expressem.

O grande problema é que sempre acreditamos estar certos e estar optando pela melhor forma de fazer algo. Mas saiba que sempre existe outro caminho a se seguir que possa gerar os mesmo resultados ou ate melhor. Sendo assim, saiba que mesmo que tenha medo de tentar, existe formas diferentes de se educar seus filhos.

Dessa forma, mesmo que seu filho ainda seja novo é não possua maturidade, saiba que em certos momentos suas opiniões pode mostrar melhores caminhos a se seguir. Sendo assim, você vai se surpreender ao permitir que ele se expresse e mostra que nem tudo existe apenas uma forma de se fazer.

3. “Sei que tem capacidade de fazer isso”

Contudo, incentivar as crianças a tentarem coisas novas, que acreditam que não são capazes, é uma das melhores formas de ajudar eles a descobrir seu potencial. Mas, saiba que nem sempre devemos força uma criança a fazer algo que não conseguem mesmo que tente.

De fato, sempre queremos que nossos filhos cresçam e se torne bem pessoas de sucesso e bem sucedidas em qualquer área. Porém a verdade é que nem todas as pessoas possui as mesma funções e habilidades. Dessa forma, saiba que a crianças boas em dançar, matemática, cantar desenhar e muito mais.


Sendo assim, se força e exigir que seu filho faça algo que ele não consegue, saiba que seu filho pode se sentir frustrado por não conseguir atingir os objetivos que seu pai quer.

4. “Use seu tempo livre para conseguir mais conhecimento”

Com toda certeza, todos os pais desejam que seus filhos cresçam e se torne pessoas bem sucedidas em qualquer seja sua área. Dessa forma, acreditamos que devemos ensinar nossos filhos a ter responsabilidades desde de pequenos. E assim, exigimos que ele use seu tempo livre para buscarem novos conhecimentos, e acabamos sufocando eles.

Entretanto, saiba que na vida a criança consegue adquirir conhecimento através de sua brincadeiras e travessuras. Sendo assim, é preciso que os pais entendam que nem tudo na vida e apenas trabalho. E que através da diversão as crianças aprendem muito.

5. “Como você não conseguiu fazer isso?”

Saiba que se irritar facilmente com seu filho pelos erros que ele comete, e brigar com ele por tudo é um grande sinal de exigência. Dessa forma, saiba que insulta-lo, bater e gritar com ele ou provocar qualquer tipo de agressão verbal ou física pode desencadear emoções negativas na vida da criança.

Sendo assim, é importante que aprenda a como controlar suas emoções, e tome cuidado para que não se destabilize ao primeiro erro de seu filho. Afinal, são crianças, e elas aprendem a viver utilizando seu pais como principais exemplos.

Você Pode Gostar.

© 2022 - Zuplr.com